Mas, más ou mais?


Você quer escrever bem, mas existem sempre aquelas dúvidas más que tornam a escrita mais demorada? Se esse é o seu problema, esse artigo vai te ajudar!

Estamos inaugurando a série Dúvidas da Língua, uma série de postagens que vai buscar esclarecer aquelas dúvidas intrigantes da Língua Portuguesa e te alertar sobre alguns erros comuns, mas que acabam passando despercebidos.

No primeiro post da série, vamos abordar a diferença entre o uso de “mas”, “más” e “mais”. Mas antes, confira o infográfico que preparamos, com as principais diferenças entre as três formas.



Mas, más ou mais?


Essa é uma dúvida comum e acaba gerando muita confusão. As três formas existem, mas são usadas de maneiras bem diferentes. Veja só!


Uso de "mas"

“Mas” é uma conjunção adversativa. Use sempre que quiser dar um sentido de contraste ou oposição a sua frase. Se ainda tiver dúvida quanto ao uso de “mas”, basta substituir a palavra por outra conjunção adversativa: porém, contudo, entretanto, todavia. 

Além dessa função mais "comum", o "mas" também pode ter valor aditivo, como no terceiro exemplo.
            
Ex.: Maria não estudou, mas (porém) passou no vestibular.
         Gosto de moto, mas prefiro carro.
         Não só o pai, mas também o filho viajaram.


Uso de "más"

“Más” é o plural do adjetivo “má” e significa o mesmo que “ruins”. Uma dica útil é substituir a palavra pelo seu oposto: boas. Se a substituição for possível, use “más”.
            
Ex.: Aquelas garotas foram tão más (boas) com Gabi.
         Não devemos andar com más (boas) companhias.


Uso de "mais"

“Mais” é normalmente um advérbio de intensidade, sendo relacionado a quantidade, aumento ou superioridade. Também pode atuar como preposição, significando em companhia de.  

Ex.: Quero mais postagens do PAFianos!
        O nosso blog está mais completo do que antes.
        Luiza mais sua filha vão morar em Londres.


Se você gostou dessa postagem e acha que ela pode ser útil para seus amigos, compartilhe nas redes sociais (use os botões abaixo).

Não se esqueça de fazer seu comentário e nos contar suas impressões, dúvidas ou sugestões!

E se encontrou algum erro (inclusive de Português), nos avise...

Um abraço!

Artigos Relacionados:

  • O uso dos porquês Por que, porque, porquê ou por quê? Você costuma ficar em dúvida quando vai escrever uma frase com um dos porquês? Se sua resposta foi sim, entã… Leia Mais
  • Mas, más ou mais? Você quer escrever bem, mas existem sempre aquelas dúvidas más que tornam a escrita mais demorada? Se esse é o seu problema, esse artigo vai te… Leia Mais
  • Bastante ou bastantes? Acabe com esse erro comum! Bastante ou bastantes? Se você estranhou a pergunta, faz parte da grande maioria dos brasileiros. Estamos tão acostumados a usar este termo no si… Leia Mais
  • Havia ou haviam? Houve ou houveram? Havia ou haviam? Houve ou houveram? Haverá ou haverão? Na segunda postagem da série Dúvidas da Língua, tentaremos esclarecer essa questão e evita… Leia Mais
  • Mau ou mal? Depois de dois anos sem novidades, a série de postagens Dúvidas da Língua está de volta! 🎉 No post de hoje, vamos explicar a diferença entre … Leia Mais

4 comentários:

  1. Adorei, quero muito que continue fazendo postagens 😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Que bom te ver por aqui. Eu e toda a equipe do PAFianos ficamos muito felizes que tenha gostado.
      Vamos continuar postando sim, pode deixar!

      Excluir
  2. Muito bom.... Agradecemos pela explicação, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, quero saber sobre pontuação e incluindo vírgulas

    ResponderExcluir