Estrutura e Classificação das Células

A microscópica oficina da vida

Para começar com chave de ouro as postagens de Biologia, falaremos sobre CÉLULAS! Apesar de serem microscópicas, possuem uma enorme importância para todos os seres vivos.


O que é célula?

Célula é a menor unidade formadora dos seres vivos, como se fosse um tijolo que junto a outros formam a estrutura de uma casa. Elas possuem tamanho, formas, vida média e funções diversas.

Quando você leu a introdução desse texto, deve ter se perguntado: “Se as células são microscópicas, então quantas o corpo humano possui?” Pois fique sabendo que cada um de nós possui 10 TRILHÕES de células!

Metabolismo celular

É no interior das células que ocorre o metabolismo celular, ou seja, o conjunto de reações químicas vitais para a manutenção do organismo. Como por exemplo: a transformação da glicose em energia, a produção de hormônios, e a síntese (produção) de proteínas.

Além disso, algumas células são responsáveis pelo transporte de nutrientes e gases, como as hemácias, que pegam o oxigênio nos pulmões e levam até outras células.

Classificação das células

As células podem ser divididas em dois grandes grupos se formos levar em consideração a existência de núcleo.

Células procarióticas: não possuem núcleo verdadeiro, pois seu material genético (DNA e/ou RNA) não está envolto por uma  carioteca (membrana que reveste o núcleo). Além disso, as únicas organelas presentes nas células procarióticas são os ribossomos. Então, é por isso e pela ausência da carioteca  que esse tipo de célula é considerada bem mais simples se comparadas às células eucarióticas. São encontradas em bactérias e cianobactérias.

Células eucarióticas: possuem núcleo, são mais complexas e possuem uma grande variedade de organelas mergulhadas no citoplasma. São células que possuem um verdadeiro(eu) núcleo(karyon). Estão presentes em animais, plantas e fungos.

Os seres vivos também podem ser classificados de acordo com a quantidade de células que possuem, como:

Unicelular: seres vivos que são constituídos por somente uma célula, como as bactéria e amebas. Muitos desses vivem dentro de seres pluricelulares.

Pluricelulares: seres vivos que possuem mais de uma célula. Por exemplo: vegetais, animais e fungos.


Estrutura celular


Toda célula é formada por membrana plasmática e citoplasma.

Membrana plasmática: estrutura fina que protege e delimita a célula, ou seja, separa o meio intracelular do meio extracelular. É constituída, principalmente, por fosfolipídio, colesterol e proteínas.

Citoplasma: espaço intracelular composto por um líquido gelatinoso chamado citosol, constituído por água, proteínas, sais minerais e açúcares. É no citoplasma que acontece a maioria das reações químicas vitais para a célula.

No caso da células eucarióticas, o citoplasma é a região entre a membrana plasmática e o núcleo, e onde se encontram mergulhadas as organelas citoplasmáticas.

Núcleo: centro de controle das células e “arquivo” das informações hereditárias, onde se encontra o material genético (DNA e parte do RNA). O núcleo é envolvido por uma membrana chamada carioteca. O núcleo junto à carioteca, por sua vez, só se encontra nos seres eucariontes.

As células dos vegetais, dos fungos e de alguns procariontes ainda apresentam uma outra estrutura denominada parede celular.
     Célula vegetal


Parede celular: camada rígida que envolve a membrana plasmática, composta por celulose (nas células vegetais) e por quitina (nas células dos fungos).

O quão complexas são as células, não são? Mas essa tamanha complexidade não acaba por aqui, outros artigos sobre essas “belezuras” microscópicas serão postados em breve!! E para te ajudar ainda mais fizemos esse RESUMÃO especialmente para você ! Veja! 




Gostou desse post? Então, curta, comente e compartilhe. Isso nos ajudará muito! Obrigada pela atenção e bons estudos!

“Descobri que, quanto mais eu estudo, mais sorte pareço ter nas provas”.



Endereços das imagens:

10 comentários:

  1. Parabéns pelo primeiro post, Gabriela!!! Está ótimo! Sei que deu trabalho e que se dedicou (e como sei! Kkk).

    Continue com artigos tão bons quanto esse... Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!Mas quero te agradecer também pela sua grande e importante participação para a criação desse artigo.E repito, muito obrigada mesmo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como está classificado os organelos internos celulares

    ResponderExcluir