Por que a política é tão importante?

Atualmente a maioria das pessoas relaciona política à corrupção. Intitulam a política como uma profissão de ladrões que só querem se aproveitar da oportunidade que possuem de usufruir o dinheiro público. Mas será que a política é algo tão sórdido? Se sim, por que a sociedade criou uma coisa para o seu próprio mal? Se não, por que as pessoas falam isso? Discutiremos abaixo.

Vamos começar desmitificando falácias, na política existem pessoas boas e ruins, como toda e qualquer profissão. Algumas pessoas falam mal da política porque não conhecem sua serventia, ou conhecem, mas não estão preocupadas com a sociedade e/ou têm um tom generalizador em tudo que veem. A política não é algo ruim como as pessoas pensam, ela é o cuidado com o passado, o presente e o futuro. Vamos detalhar isso:

Cuidado com o passado porque é na política onde se tem interesse em guardar o patrimônio histórico, assim como os feitos de antigos líderes e conceitos ideológicos.

Cuidado com o presente porque a política é um meio onde os representantes da população de um determinado lugar podem mudar a rotina de seus representados.

Cuidado com o futuro, já que é de onde os projetos que podem mudar a realidade lá na frente vêm, além de ser a ferramenta pacífica por onde as pessoas fazem as revoluções e reações.

A política surgiu desde que se começou a marcarem fronteiras por esse planeta. Já a política democrática como conhecemos hoje vem do desejo da população de ter nações mais justas, inspiradas nos países e ideias registradas principalmente nos livros Política de Aristóteles, Utopia de Thomas More, Leviatã de Thomas Hobbes, Do Contrato Social de Jean Jaques Rousseau e no Manifesto Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels.

As pessoas que dão todos os adjetivos ruins a política são pessoas mal intencionadas ou analfabetas política, falaremos mais do analfabeto político em outro post.

E a política é isso, uma ferramenta pelo qual uma pessoa pode mudar o mundo. E você, que está lendo este post, fez alguma ação para mudar o mundo? Não espere, a hora é agora.

"Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer."
Geraldo Vandré

Um comentário: